Powered By Blogger

terça-feira, 8 de março de 2011

Relatório do Município de Jaguari, Rs, Ano de 1921

MUNICÍPIO DE JAGUARY

R E L A T Ó R I O

APRESENTADO AO

CONSELHO MUNICIPAL

EM SESSÃO DE 15 DE NOVEMBRO DE 1921


 

Pelo Intendente

Dr. Miguel Chmielewski

Porto Alegre-RS

Officinas Graphicas d`

"A Federação"    

- 1922 –


 


 


 


 

- Página 6 –

    ...E sendo assim, contribuirá, animado com os necessários meios de sua parte, de conformidade com a valiosa opinião legalmente promovida dos Senhores Conselheiros.

    E eu, intendente eleito, não pouparei os melhores esforços para que os mesmos possam exprimir os resultados exactos que se devem esperar daquelles dois importantes factores.

RELAÇÕES COM OS MUNICÍPIOS VISINHOS

    Os quatro municípios que, cedendo, cada um deles, uma parte do seu território, por solicitação do Sr. Presidente do Estado, reconheceram patrioticamente que Jaguary merecia a sua administração autônoma, continuam a evidenciar, com sinceridade, já pela acção distincta de suas autoridades, já por particulares, o seu franco contentamento pela favorável marcha dos nossos negócios collectivos.

    A esses municípios, nossos visinhos, cumprindo com grande satisfação o meu dever, manifesto aqui a nossa gratidão pelo que fizeram para o bem de Jaguary, desejando-lhes, outrosim, cordialmente, de nossa parte, todas as prosperidades.

ORDEM PUBLICA

    A ordem pública no município tem sido exemplar, dada a índole pacata de seus laboriosos habitantes, que habitualmente solicitam nas suas desintelligências a intervenção das autoridades, as quaes os attendem solicitamente, reconciliando em geral os interessados nos casos cabíveis.

Em fins do ano passado, é verdade, como sabeis, foi cruelmente assassinado nesta Villa um advogado, às altas horas da noite, de surpresa, em seu gabinete de trabalho. Os atrozes criminosos, entretanto, após as precisas diligências, descobertos, verificou-se que não eram habitantes deste município. Acham-se elles prezos na cadeia civil desta Villa, aguardando o pronunciamento da justiça.

- PAGINA 7 –

ESCOLAS

    Conforme o quadro annexo, funccionam na Villa quatro aulas estadoaes, três dellas dirigidas por professoras e uma por professor.

O aproveitamento de seus alumnos, e também de alumnas, é lisongeiro, como pessoalmente constatei por occasião dos exames do anno passado.

Funcciona mais uma aula estadoal, masculina, no Primeiro districto, à distância de quase duas legoas desta Villa.

O total das crianças que freqüentam essas cinco aulas é de 292.

Aulas particulares, localisadas nos districtos, existem em número de 19, sendo 13 dirigidas por professores e 6 por professoras.

Todas essas aulas recebem subvenção municipal de trinta mil réis por mês cada uma, e oito dellas estão sendo também auxiliadas com a subvenção estadoal de cincoenta mil réis.

São em número de 553 as creanças que freqüentam essas aulas particulares, demonstrando todas elllas satisfactório adiantamento.

Entretanto, para nellas uniformisar o methodo do ensino, o qual ao professor facilitaria muito o trabalho e ao alumno a aprendisagem, torna-se indispensável um...

Nenhum comentário:

Postar um comentário