Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de março de 2010

TAMBARA NO BRASIL - Os primeiros imigrantes

 Os registros de entrada de imigrantes no País, mostram que foram TRÊS, os grupos com o sobrenome TAMBARA a emigrar para o Brasil.

Aqui desembarcaram os seguintes Patriarcas e suas famílias, vindos da Itália:

DATA DE CHEGADA: 27/12/1888

NOME: GIOVANNI BATTISTA TAMBARA - 37 ANOS - Chefe,

Origem: Itália, Região do Vêneto, Província de  Verona, Comune de Cerea, Navio Ádria,
Destino: Porto de São Mateus, Estado do ESPÍRITO SANTO,  filho de Eliseo Tambara e Rosa Gobbi

Acompanhado dos seguintes familiares:

-Lavinia Miglionini Tambara 33 anos, esposa, Verona/Cerea, filha de Domenico Domenico Migliorini e  Anunciatta Mistura;
-Cleofe Tambara 2 anos,  filho do casal, Verona/Cerea;
-Elisabetta Tambara 5 anos, filha do casal, Verona/Cerea;
-Erminia Tambara 6 anos, filha do casal, Verona/Cerea.


DATA DE CHEGADA: 12/01/1889 


NOME: LUIGI TAMBARA - 65 ANOS - Chefe,

Origem: Itália/Verona;
Destino: São Paulo-SP

Acompanhado dos seguintes familiares:

Giovanni Tambara, 37 anos, filho;
Albino Tambara 23 anos, filho;
Rosa Tambara 24 anos, filha ou nora
Luigi Tambara 1 ano, provavelmente, neto


DATA DE CHEGADA: 16/08/1896

FRANCESCO TAMBARA, 38 anos, Chefe, filho de Paolo Tambara e Maria Braggio

Origem:Itália, Verona/Oppeano Rio de Janeiro, navio Vitória;
Destino: Jaguari-Rio Grande do Sul

Acompanhado dos seguintes familiares

- Eufêmia Lumini Tambara, 35 anos, esposa, Verona/Oppeano;
- Maria Tambara, 6 anos, filha do casal,Verona/Oppeano;
-Paulina Tambara,  4 anos, filho do casal, Verona/Oppeano;
-Anselmo Tambara, 2 anos, filho do casal, Verona/Oppeano
-Theresa Tambara, 10 meses, filha do casal, Verona/Oppeano

Tiveram mais dois filhos no Brasil, Urbano Tambara e Fortunato Augusto Tambara, nascidos em Jaguari-RS
(Correção do post anterior-Colaboração de Sérgio Tambara)

Fonte:
Arquivo Público do Estado do Eapírito Santo
Arquivo Público do Estado do Rio Grane do Sul
Arquivo Público do Estado de São Paulo

26 comentários:

  1. Moro e nasci em Porto Alegre mas posso dizer que minha infância foi muito parecida com a de uma guria do interior.
    Morei sempre na zona sul de Porto Alegre no bairro Cavalhada, quase na Vila Nova.
    Meu pai, Natal Tambara Antonini, nasceu em Jaguari, no estado do RS. Ele e a família moravam no Marmeleiro, quase na frente da igreja. Eram agricultores e comerciantes, tinham um moinho e um comércio de secos e molhados.
    Os Tambara chegaram em Jaguari em 29/08/1896. Os bisnonnos Francesco e Eufemia zarparam de Genova com minha nonna Teresa e outros os tios avós Maria, que casou com Silvino Cassanta, Paolina, que casou com Luiz Scolari, Anselmo, que casou com Filomena Spolador, e Urbano, que já nasceu no Brasil.
    Francesco Tambara nasceu aos 06/07/1857 em Oppeano, província de Verona, e foi batizado na Igreja S. Maria Addolorata, era filho de Paolo Tambara e Anna Maria Broggio. Trabalhou incansavelmente, durante 43 anos, na escola de Jaguari. Dizem que o velho era dureza e fazia todos os filhos homens estudarem e lerem a Divina Comédia. No extinto jornal Stafetta Riograndense, na edição de 23/08/1939, na página 4, consta o anúncio de seu óbito. Creio que ele morreu de desgosto depois de fecharem as escolas italianas com as campanhas nacionalistas. Minha família sofreu com estas campanhas. Até meu pai ainda recorda as palmatórias quando ousava falar seu “italiano” na escola.
    Minha bisnonna, Eufemia Rosa Maria Lumini, nasceu aos 30/08/1861 em Verona, era filha de pai desconhecido e de Anna Bürgstaller e foi entregue ao orfanato da cidade (devia ser uma das muitas filhas das guerras da região contra os austríacos). Faleceu aos 13/11/1936 e foi sepultada no Cemitério atrás da Igreja do Marmeleiro.
    O casamento deles ocorreu em Oppeano aos 18/02/1882.
    O lado moreno da família vem exatamente do bisnonno Francesco, minha nonna Teresa era super morena e, para meu espanto em Verona achei outras famílias assim.
    O sobrenome TAMBARA existe unicamente em Verona e todos os que são portadores tem antepassados oriundos desta província. A palavra significa "trovejar" em dialeto veronês. Que beleza, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Claudia, você teria como me fornecer mais informações sobre o casal Luigi Scolari e Paolina Tambara, como nome dos filhos que tiveram, data de óbito etc? Sou bisneto deles. Caso seja possível, peço a gentileza de me enviar um e-mail (wolf325@outlook.com)

      Excluir
    2. Prezada Cláudia, boa noite! Sou bisneto do Anselmo e da Filomena. Primeiro, queria dizer que fiquei muito feliz em encontrar esse pedaço da minha história que nem imaginava. Gostaria de te perguntar, também, se você possui documentos desses antepassados. Quando possível, favor entrar em contato (pirezzi@gmail.com). Muito obrigado!

      Excluir
    3. Eu tenho algumas informações sobre a Paulina Tambara. Minha esposa também é bisneta deles. Estamos buscando informações do sr Luigi Scolari tb. Meu e-mail é wilsonfccampos@gmail.com

      Excluir
  2. Excelente, Cláudia, tua colaboração para as facetas desta família. Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Ola sou o Sergio Tambara e gostaria de corrigir uma informacao dada de que Francesco Tambara teve dois filhos no Brasil
    Fortunato Agusto Tambara (meu pai) e depois o Urbano Tambara.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. É isto mesmo, Sérgio, estás certo. Vou corrigir no post original. Caso queiras colaborar com o blog é só informar o teu e-mail que te adicionamos, tá?

    ResponderExcluir
  5. Olá,tenho mais notícias. Albino Tâmbara (meu parente) tinha 3 irmãs e 1 irmão. Chegaram no porto de Santos por volta de 1900. Em 1904 se instalaram na cidade de Bauro, onde teve a relojoaría Tâmbara. Hoje, em Bauru, seu nome ficou marcado em uma rua. Seu filho (meu bisavô, Renato Tâmbara) teve uma orquestra lá e herdou a loja. Quando morreu, meu avô e seus irmãos fercharam a loja. Albino Tâmbara Neto morreu.
    Paulo Tâmbara está vivo e é advogado em Bauru. Meu avô Luiz Elias Tâmbara é desembargador e se aposentará na sexta dia 30 de julho de 2010. Meu outro tio avô é Renato Tâmbara Filho. Médico em Curitiba. Minha família se encontra sempre aqui em Sâo Paulo e então fiquei sabendo disso e mais muitos outros detalhes.
    Se se interessar mande um email para ltambara@uol.com.br ou fabio_luis_paiva@hotmail.com .
    Com prazer


    Fábio Luís

    ResponderExcluir
  6. Minha família veio de Roverchiara. Cidade perto de Vêrona.

    ResponderExcluir
  7. Sou um descendente da familia tambara,estou morando na italia a 8anos e ja procurei por varias regioes a origem de meu bisnono mas os documentos que tenho so afirmam que eles sao italianos mas nao falam a comune de origem .fiquei muito contente e agradeco a vcs. por favor preciso de saber onde e a comune? meu bisnono e o luigi tambara e chegou com um ano, em sao paulo no navio Carlos R. em 12/01/1889 santos corresponde com a segunda familia e encontrei essas informacoes no memorial do imigrante depois tenho certidoes de nascimento ,casamento,obito da arvore geologica conto com vcs. meu il mail marquesvitor@alice.it meu endereco e ma regiao veneto treviso

    ResponderExcluir
  8. Ontem escrevi e nao estava com os documentos agora segue a folha do memorial do imigrante a sao paulo. NOME DA FAMILIA.. TAMBARA GIOVANNI CHEFE 33ANOS CASADO LUIGI FILHO 01 ANO SOLTEIRO ROSA ESPOSA 24ANOS CASADA LUIGI PAI 65 ANOS SOLTEIRO ALBINA IRMA 23 ANOS SOLTEIRA PROCEDENCIA SANTOS S.P. VAPOR CARLOS R. CHEGADA 12/01/ 1889 LIVRO 017 PAGINA 096 p.s Julyanna e minha filha

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou bisneto do Anselmo Tambara e da Filomena Spolaor. Estou procurando documentos para a obtenção da cidadania. Algum dos parentes já a obteve e possui documentos para auxiliar? Desde já agradeço! Se possível, favor entrar em contato: pirezzi@gmail.com Um abraço, Daniel

    ResponderExcluir
  10. Estou buscando informações de imigração e nascimento de Luigi Scolare, casado com Paulina Tambara (que consta no seu registro como imigrante para a cidade de Jaguari/RS) Como você conseguiu estes registros de imigração ?Se precisar de algum doc dela (Paulina) eu tenho. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Olá,meu avô Luígi Tambara, q era irmão do Francesco Tambara, mas o Luigi Tambara q encontrei, não é o meu avô, pela idade 65 anos, ele deve ter chegado no Brasil, com metade dessa idade, veio casado com Giovana Taddei, e não encontrei, e do irmão Francesco, tem todos os dados, gostaria de saber sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio Augusto Cortiana Tambara7 de maio de 2024 às 04:34

      Sim. O teu avô é o meu bisavô. Estou em seguida postando comentário onde cito todos os nomes dos filhos de meu bisavô, ou sejam, Aurora, Elvira, Ernesto, Abramo, Silvestre e Amabile.

      Excluir
    2. ANTONIO AUGUSTO CORTIANA TAMBARA7 de maio de 2024 às 20:07

      Desculpe, faltou aqui também outro irmão do meu avô Abramo, seu irmão Afonso.

      Excluir
    3. ANTONIO AUGUSTO CORTIANA TAMBARA7 de maio de 2024 às 20:10

      Espero ter ajudado! Qual o teu nome? De quem és filho?

      Excluir
    4. ANTONIO AUGUSTO CORTIANA TAMBARA9 de maio de 2024 às 05:55

      Portanto, tens razão quanto a idade que teu avó chegou aqui no RS. Meu bisavô (teu avó) Luigi Tambara deu entrada em Jaguari-RS em 15/11/1895 (estabelecimento em 25/11/1895) com 33 anos. veio com sua esposa Giovanna (que muitos chamavam de Joanna) Taddei Tambara (com 32 anos) e duas filhas: Aurora (com 5 anos) e Elvira (com 3 anos). Em Jaguari, ainda tiveram mais quatro filhos e uma filha, em sequência: Ernesto, Abramo (meu avô paterno), Afonso, Silvestre e Amabile. Portanto, como constataste, não é o mesmo Luigi Tambara que chegou em São Paulo em 12/01/1889 com 65 anos, nem o seu neto de nome também Luigi que nesta data tinha apenas 1 (um) ano. Assim, és filho(a) de um destes irmãos de meu avó Abramo e primo(a) irmão(a) de meu pai.

      Excluir
  12. Olá, minha bisavó era a Josephina tambara, filha de joseff tambara e Maria Brunhare.
    Se alguém tiver mais informações me procurar, por favor.
    fernanda_a_ramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Para colaborar. Sou do Estado do Espírito Santo. Sou bisneto de Giuseppa Luigia Tambara, filha de Giuseppe Tambara e Giacinta Brognara. Nascidos na Comuni de Cerea, na província de Verôna. Não consegui identificar por onde eles entraram no Brasil. Quem souber, ficarei grato.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde ! Gostaria de saber sobre os Tambara que desembarcaram em são mateus -ES ? Parece que minha bisavô tinha esse sobrenome.

    ResponderExcluir
  15. Para colaborar . Sou do Espirito Santo sou neto de Ricardo Tambara filho de Giuseppe Tambara e Giacinta Brognara Tambara.Nascidos em Cerea/Verona.Nâo sei por onde chegaram no Brasil. Informaçoes :adeniltotambara.@ gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu nome é Nathan Tambara, moro no Rio de Janeiro, minha vó disse q meu bisavô veio da Itália para o Brasil, não sei exatamente o motivo, mas nunca vi alguém com esse sobrenome então fiquei curioso sobre

    ResponderExcluir
  17. Temos notícias mais precisas. Sou do Estado do Espírito Santo. Sou bisneto de Giuseppa Luigia Tambara, nascida em Cerea, filha de Giuseppe Tambara, nascido em Roverchiara, e Giacinta Brognara, nascida em Angiari, na província de Verôna. Temos a certidão deles. Não consegui identificar por onde eles entraram no Brasil. Quem souber, ficarei grato.

    ResponderExcluir
  18. ANTONIO AUGUSTO CORTIANA TAMBARA7 de maio de 2024 às 20:05

    Prezados Parentes!
    Na realidade acredito que são quatro grupos ou quatro patriarcas e não apenas três que chegaram da Itália. Talvez sejam ainda mais.
    Meu bisavô Luigi Tambara deu entrada em Jaguari-RS em 15/11/1986 (estabelecimento em 25/11/1986) recebendo um lote de 25 hectares na linha 10 e é irmão mais novo de Francesco Tambara (o qual chegou em Jaguari –RS em 29/08/1896, como consta neste blog e no comentário da Claudia Antonini (1º comentário). A data da chegada de ambos também consta no livro Gênese da Colônia de Jaguari de autoria de José Newton Cardoso Marchiori. Portanto, meu bisavô chegou menos de um ano antes de seu irmão Francesco (o famoso professor Francisco). Na chegada tinha 33 anos, enquanto seu irmão chegou em Jaguari com 39 anos.
    Meu bisavô Luigi veio com sua esposa Giovanna (que muitos chamavam de Joanna) Taddei Tambara (com 32 anos) e duas filhas: Aurora (com 5 anos) e Elvira (com 3 anos). Em Jaguari, ainda tiveram mais quatro filhos e uma filha, em sequência: Ernesto, Abramo (meu avô paterno), Afonso, Silvestre e Amabile. Nota-se, obviamente, que não estamos falando do mesmo Luigi Tambara que chegou em São Paulo em 12/01/1889 com 65 anos, nem do seu neto de nome também Luigi que nesta data tinha apenas 1 (um) ano e, que “Luiz” é um nome comumente utilizado na “família Tambara”.
    Meu avô Abramo Tambara casou em 27/05/1925 com Leopoldina Maria Luiza Döpper e tiveram 6 filhos(as): Oscar Bernardino, Angelo, Diva Marcelina, Cevy Rinaldo, Arlindo José e Maria Dulce. Gostaria que os filhos e/ou netos dos irmãos do vô Abramo também postassem aqui seus dados/considerações.
    Sou filho de Cevy Rinaldo Tambara, atualmente com 92 anos (faz 93 anos daqui 7 dias em 14/05/2024), comerciante, que fundou a Ferragem Tupy em Jaguari há quase 70 anos (em 01/06/2024), firma estabelecida no calçadão em Jaguari, na qual ainda trabalha e tenho apenas um irmão (Cevy Rinaldo Tambara Filho). Esta última informação é, principalmente, para a Claudia Antonini, a qual sei ser extremamente dedicada a pesquisar sobre “os Tambaras”, visto também que meu irmão é muito amigo de seu primo Eudo Callegaro Tambara, colaborador desse blog.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  19. ANTONIO AUGUSTO CORTIANA TAMBARA7 de maio de 2024 às 21:29

    Corrigindo!. Meu bisavô Luigi Tambara entrada em Jaguari-RS em 15/11/1895 (estabelecimento em 25/11/1895) ......

    ResponderExcluir